Serviços voltam a funcionar na Santa Casa de Uruguaiana

Serviços voltam a funcionar na Santa Casa de Uruguaiana

O setor de neurologia já recebeu seis pacientes e, na próxima semana, as cirurgias eletivas serão normalizadas

Fred Marcovici

As cirurgias eletivas serão retomadas na semana que vem

publicidade

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Alegrete, liberou as consultas para a especialidade de neurologia na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e, nesta semana, seis pacientes já foram atendidos pelo setor. Na próxima quarta-feira (20), a administração anunciou que haverá a retomada do fluxo normal das cirurgias eletivas que, desde dezembro de 2018, aconteceram em número insuficiente e de forma pontual. A instituição também restabeleceu os atendimentos a pacientes no ambulatório do hospital, serviços paralisados desde dezembro do ano passado. 

Nesta primeira etapa, os pacientes passaram a ser assistidos por quatro profissionais de fisioterapia, divididos em dois turnos. Ao todo, 14 pacientes realizaram sessões de fisioterapia no primeiro dia de funcionamento do setor. Ainda nesta semana, conforme a gestora Thaís Aramburu, novos setores passaram a contar com cobertura aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Na terça-feira (12), houve o retorno das consultas na área de mastologia. Ao todo, serão atendidas dez pacientes. O horário de atendimento é às 13h30min, às terças e quartas-feiras. 

Na quarta-feira (13), o setor da gastroenterologia foi revitalizado e ganhou agendamentos normais. O serviço de hemodinâmica havia sido restabelecido na primeira semana de fevereiro, depois de uma interrupção de quatro meses. Para outras especialidades, para ser encaminhado ao atendimento do ambulatório da Santa Casa, o paciente deverá ser atendido inicialmente em uma Estratégia da Saúde da Família ou no Posto Central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, o paciente, após avaliação clínica de um médico, será encaminhado ao especialista da área necessária. A SMS agenda a primeira consulta e após, é o hospital que promoverá o acompanhamento do paciente. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895