capa

Shopping das Cuias é inaugurado em Frederico Westphalen

Peças de artesanato e produtos da agricultura familiar são vendidos na estrutura construída na BR 386

Por
Agostinho Piovesan

Estrutura reúne o trabalho de moradores da região

publicidade

Idealizada pela Cooperativa Vale das Cuias e a Prefeitura de Frederico Westphalen, foi inaugurada no final de semana uma estrutura para comercializar cuias e outros produtos confeccionados a partir de porongos. O Shopping das Cuias, como será chamado o espaço construído no km 18 da BR 386, na Linha Brondani, foi implantado com recursos do município e da associação, que reúne dezenas de artesãos e pequenos agricultores que possuem propriedades localizadas às margens da rodovia.

O presidente da cooperativa, Ulisses Trevisol, disse que os associados poderão comercializar seus produtos num local que oferece todas as condições para receber pessoas da região e quem circula pela BR 386. São 25 moradores da região que transformam porongos em cuias e outras peças de artesanato, comercializando seus produtos em tendas localizadas nas margens da estrada. No local também são vendidos produtos da agricultura familiar, como açúcar mascavo, vinhos, sucos, pães, bolachas, cucas, doces, conservas, compotas, queijo, salame, farinha de milho, além de objetos confeccionados com pedras.

Prefeito em exercício de Frederico Westphalen, Diogo Duarte disse que a inauguração do Shopping das Cuias é uma conquista importante no sentido de agregar valor aos produtos feitos por moradores. "A nossa administração está focada em valorizar a agricultura familiar, pois ela é a base da economia do nosso município”, observa. Duarte lembra ainda que a rodovia conta com grande fluxo de veículos, o que dá visibilidade aos produtos. A Cooperativa Vale das Cuias abriu as portas há 16 anos.