Sindilojas de Caxias do Sul ingressa com medida cautelar para a reabertura do comércio
Solicitação é de que o comércio possa abrir com 25% da força de trabalho
publicidade
O Sindilojas Caxias, ingressou, nessa segunda-feira, com uma ação declaratória com pedido de antecipação de tutela, solicitando a reabertura do comércio de maneira gradual em Caxias do Sul, atuando inicialmente com 25% da força de trabalho.
Na peça processual, o sindicato também argumenta que a flexibilização ocorrida com a publicação do Decreto Municipal nº 20.866, que permite a atuação de restaurantes e de serviços que geram grande contato interpessoal, como salões de beleza e barbearia, em Caxias do Sul, causa um ônus desproporcional ao setor em relação a outros segmentos econômicos, que estão podendo exercer suas atividades de portas abertas.
A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, ressalta que muitos comerciantes não possuem reservas financeiras que permitam aos empreendimentos sobreviver à crise, sem ocasionar fechamento das lojas por falência e demissões decorrentes da quebra. “O comércio está completando um mês fechado e a situação está insustentável para o setor. Queremos voltar, a exemplo dos outros segmentos que retornaram às atividades, de maneira gradativa, com 25% da capacidade e com todos os cuidados sanitários”, explica.
No setor das indústrias, as duas maiores empresas de Caxias do Sul retomaram a produção nesta segunda-feira, com 25% do quadro de funcionários. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) pretende solicitar a prefeitura municipal que flexibilize para 50% o percentual de trabalhadores do quadro funcional de cada empresa.