Taquara coloca em execução plano emergencial para os próximos 30 dias

Taquara coloca em execução plano emergencial para os próximos 30 dias

A partir desta segunda, o Hospital Bom Jesus fica restrito apenas para casos de urgência e emergência

Stephany Sander

Segue vacinação em formato drive-thru para pessoas com 85 anos de idade ou mais

publicidade

A Secretaria da Saúde de Taquara colocou em execução um plano emergencial para os próximos 30 dias contados a partir desta segunda-feira. A operação reforçada abrange atendimentos no Centro Covid, Hospital Bom Jesus (HBJ), Pronto Atendimento do Posto 24h e Unidades Básicas de Saúde do município. Pessoas com sintomas gripais leves devem ir somente para o Centro Covid, que agora funciona na rua Bahia, bairro Santa Teresinha, de segunda a segunda-feira das 7h às 19h. À noite, estes pacientes devem se dirigir ao HBJ. A secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, reforça que aqueles com sintomas gripais mais robustos, como falta de ar e baixa saturação, devem ir direto ao hospital.

A partir desta segunda, o hospital fica restrito apenas para casos de urgência e emergência. “A estrutura do hospital precisa estar à disposição dos pacientes classificados pela Escala Manchester em laranja e vermelho”, comenta Ana, salientando que quem estiver nas outras classificações, será recebido e triado, sendo encaminhado para o Posto 24h. Os pacientes com situação clínicas leves e casos não gripais devem procurar atendimento nas UBSs nos bairros. A partir do meio-dia até a meia-noite ainda haverá o reforço de um terceiro médico para dar retaguarda no atendimento do Posto 24h. Além dele, outros dois médicos já atuam na escala normal. “Fizemos este remanejamento na intenção de garantir o atendimento médico a toda a população, aquelas com suspeitas de Covid ou com outros problemas de saúde”, destacou a secretária.

Mesmo com o plano emergencial em execução segue ocorrendo o drive-thru para vacinação de pessoas com 85 anos de idade ou mais contra a Covid-19. A imunização ocorre na rua Coberta, das 14h às 17h. Nesta terça-feira, se inicia a vacinação dos fonoaudiólogos e dos profissionais de saúde nível 3, que são os clínicos invasivos.

Nesta terça, as Unidades Básicas de Saúde do interior de Padilha, Rio da Ilha, Santa Cruz da Concórdia, Pega Fogo e Fazenda Fialho, vão receber doses para pessoas de 85 anos ou mais que estão cadastradas em cada UBS. As equipes das UBSs entrarão em contato, a partir de hoje, com cada idoso para que se dirijam ao posto para receberem a dose.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895