Taquara cria projeto Moradias com Acessibilidade

Taquara cria projeto Moradias com Acessibilidade

Nove famílias serão contempladas na primeira etapa

Stephany Sander

publicidade

Com o objetivo de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem em sua convivência pessoas com deficiências, um novo projeto começa a se consolidar na cidade de Taquara. Elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, através da Diretoria de Habitação, o projeto Moradias com Acessibilidade vai contemplar cerca de 20 famílias, com a reforma e adequações de suas casas, promovendo a inclusão social e melhorando a mobilidade de pessoas com deficiência, amenizando as dificuldades que passam dentro de seus próprios lares.

O projeto foi entregue nesta terça-feira ao Poder Judiciário, que é um dos parceiros da iniciativa, e aguarda aprovação e liberação de recursos para ser iniciado. Nesta primeira etapa, nove famílias serão contempladas, segundo o diretor de Habitação, Chiquinho Mariano. “Iremos concretizar adaptações, rampas, corrimãos, entre outros meios que facilitem o acesso das pessoas que apresentem alguma dificuldade", explica, lembrando que este é um projeto piloto no município de Taquara iniciado pela professora Íria Bickel.

O Moradia com Acessibilidade conta com a elaboração e execução do Poder Judiciário, da Gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, da Diretoria de Habitação, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito. A iniciativa visa contemplar famílias já referenciadas pelo Cras e CadÚnico e beneficiários de Programas de Rendas Mínimas, as quais possuem no círculo familiar, pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os recursos financeiros virão através de uma parceria firmada entre as pastas da administração municipal e o Poder Judiciário da Comarca de Taquara, visando economia aos cofres públicos municipais e ainda a otimização dos recursos para o Judiciário. Para a mão de obra, a parceria virá de prestadores de serviços comunitários apenados e da equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Mobilidade e Trânsito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895