Taxistas de Caxias do Sul paralisam as atividades nesta segunda-feira

Taxistas de Caxias do Sul paralisam as atividades nesta segunda-feira

O protesto acontece em razão da falta de regularização de motoristas que atuam no transportes por aplicativos

Celso Sgorla

O protesto dos taxistas é pela falta de regularização dos transportes por aplicativos

publicidade

Os taxistas de Caxias do Sul decidiram não sair às ruas nesta segunda-feira em protesto contra a falta de regularização do transporte de passageiros por aplicativos. A paralisação foi das 5h às 17h. O município já tem lei que regulamenta o serviço, porém, na última semana, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade divulgou um balanço com o registro de apenas três condutores autônomos. O prazo de cadastramento iniciou-se em dezembro de 2018 e termina em 28 de junho. 

Diante da baixa adesão dos motoristas por aplicativos à regularização do serviço, os taxistas afirmam que a concorrência é desleal e acarreta prejuízos para a categoria. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, Adail Bernardo da Silva, disse que o movimento diminuiu cerca de 70% após a chegada das empresas. “Há proprietários de táxi que estão devolvendo a concessão porque não dá para sobreviver.” Ele informou que atualmente, Caxias tem 314 táxis em operação.

Adail afirmou que o objetivo foi chamar atenção da prefeitura e do Ministério Público visando mais cobrança das empresas de transporte por aplicativos, para que as regras previstas na lei sejam cumpridas.

O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, afirma que, com o término do prazo, os motoristas que não estiverem regulares estarão passíveis de autuação. Os condutores devem comparecer à sede da pasta, no bairro Pio X, das 10h às 16h, para apresentar os itens necessários. Todos os documentos deverão ser entregues digitalizados em formato PDF.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895