Teatro em Santo Ângelo é fechado por tempo indeterminado
capa

Teatro em Santo Ângelo é fechado por tempo indeterminado

Imóvel tem quase 30 anos e nunca passou por reforma

Por
Correio do Povo

Teatro tem 30 anos e nunca passou por uma reforma

publicidade

O Teatro Antonio Sepp de Santo Ângelo está fechado, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada de forma conjunta entre prefeitura, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual. O prédio precisa de intervenções estruturais para seguir recebendo atrações artísticas. A secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, lembra que o imóvel tem quase 30 anos e nunca passou por ampla reforma. “O teatro foi feito de acordo com a legislação da época. As poltronas, carpetes e o palco de madeira, por exemplo, são de fácil propagação de chamas. Não tem acessibilidade, o acesso aos banheiros é via escadas. A estrutura não atende mais à legislação vigente.”

Neusa explica que o teatro não foi interditado. Houve acordo entre os órgãos de que o Canto Missioneiro, festival nativista que ocorreu neste mês no local, seria o último evento antes das adequações. “Elaboramos todo um plano de prevenção para este evento e prometemos que, após isso, o teatro não receberia mais atividades.” 

A secretária diz que há um plano de prevenção contra incêndio aprovado, porém requer readequação imediata, devido à lotação, que é de 670 pessoas. A pasta trabalha na busca de recursos via leis de incentivo à cultura. Uma empresa de Ijuí fez, de forma voluntária, o projeto técnico de engenharia do novo teatro. O investimento está estimado em R$ 3 milhões, o triplo do orçamento da secretaria. Para a captação dos recursos, a busca será para abatimento do ICMS. “Vamos sensibilizar empresários destacando a importância do teatro para a cultura e turismo da região e que isso também se reflete na economia local.”

O Antonio Sepp recebia eventos toda semana. Os organizadores estão sendo informados para que busquem outros espaços. O processo de modernização está dividido em três etapas. A reforma deve se iniciar apenas quando estiver disponível todo o recurso para execução de pelo menos a primeira, que é de R$ 1 milhão.