Temporal causa destruição no Oeste de Santa Catarina

Temporal causa destruição no Oeste de Santa Catarina

As cidades mais afetadas são Chapecó, Xaxim, Concórdia e Joaçaba

Agostinho Piovesan

A torre de comunicação da Rádio Cultura, de Xaxim, foi derrubada pelo vento

publicidade

Um temporal registrado no final da noite dessa quarta-feira e madrugada desta quinta, na região Oeste de Santa Catarina, provocou danos nas redes de distribuição de energia elétrica, afetando mais de 60 mil famílias. As cidades mais afetadas são Chapecó, Xaxim, Concórdia e Joaçaba.

Além dos danos nas redes de energia, o vendaval derrubou árvores e postes. Galhos caíram sobre as redes, provocando o rompimento de condutores e a interrupção no fornecimento de energia. Segundo o monitoramento online da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), apenas na regional de Chapecó, 24.536 unidades estão sem energia elétrica. Já em Concórdia o número é maior e chega a 27.509.

Ainda durante esta madrugada a torre de comunicação da Rádio Cultura, de Xaxim, foi derrubada pelo vento. A estrutura caiu sobre a pista da BR 282. A rodovia federal chegou a ser fechada para o tráfego nos dois sentidos, mas posteriormente o trânsito foi liberado em meia pista, após trabalho da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A queda da estrutura de aproximadamente 100 metros ocorreu por volta das 3h. A direção da emissora a torre, que fica localizada nas proximidades da Universidade Unoesc, faz parte da migração da rádio de AM para FM e deveria entrar em funcionamento entre os meses de novembro e dezembro. A Defesa Civil de Santa Catarina e diversas guarnições do Corpo de Bombeiros seguem auxiliando os moradores e realizando levantamentos dos prejuízos. Até esta manhã, não havia registro de feridos.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895