Testes para a Covid-19 começam a ser feitos em Santa Cruz do Sul

Testes para a Covid-19 começam a ser feitos em Santa Cruz do Sul

Com o procedimento no município, não será mais necessário o encaminhamento de amostras para os testes no Lacen

Otto Tesche

Inicialmente houve a compra de cerca de 100 exames.

publicidade

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) começou a aplicar, nesta quarta-feira, os testes do tipo PCR, para identificar a presença do novo coronavírus em moradores do município. O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, informou que inicialmente houve a compra de cerca de 100 exames e eles ajudarão na identificação de pacientes com sintomas de casos mais leves internados em observação ou em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O secretário também informou que, com o procedimento no município, não será mais necessário o encaminhamento de amostras para os testes no Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen) porque os exames realizados na Unisc tem o reconhecimento. O exame PCR é considerado o mais preciso para a identificação do vírus causador da Covid-19. Por meio dele, em fevereiro, houve a primeira confirmação da doença no país.

Devido à precisão desse tipo de exame, não será mais necessário aguardar as contraprovas que eram encaminhadas ao Lacen. Em razão da demanda decorrente da pandemia, sempre havia um tempo de espera para o envio dos laudos definitivos. Com isso, a expectativa do serviço municipal de saúde é de que seja possível agilizar o tratamento e as medidas de proteção aos pacientes que tenham diagnóstico positivo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895