Time de basquete de cadeirantes pede apoio para retomar atividades em Caxias do Sul

Time de basquete de cadeirantes pede apoio para retomar atividades em Caxias do Sul

Grupo relatou que a falta de prática pode prejudicar a saúde e a mobilidade dos jogadores 


Celso Sgorla

Time de basquete da ADAU se reuniu com vereadores de Caxias do Sul

publicidade

O  time de basquete da Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (ADAU) de Caxias do Sul esteve na Câmara de Vereadores do município para pedir apoio a fim de articular uma quadra de esporte para a volta dos treinos da equipe. Eles estiveram reunidos com os vereadores Elisandro Fiuza (Republicanos), presidente em exercício da Câmara, e Denise Pessoa (PT).

Parados desde o início da pandemia, os atletas solicitaram a ajuda explicando que o tempo sem a prática da atividade física prejudica a saúde e a mobilidade dos jogadores. Outro aspecto destacado como importante para a volta dos treinos foi o apoio psicológico proporcionado aos novos integrantes que, muitas vezes, ainda não se recuperaram do trauma de seus acidentes e encontram no grupo e no esporte motivação para seguirem com suas vidas.

Os treinos, antes da pandemia, aconteciam no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), mas com o fechamento do local, no início de 2020, tiveram que ser interrompidos. Atualmente, os esportistas planejam, com a volta dos treinos, fundar a Associação dos Deficientes da Serra Gaúcha (ADSG), para que novas equipes da modalidade possam ser criadas na região.

O Secretário Municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, disse que a secretaria está aberta para conversar e encaminhar alternativas para que a equipe volte a praticar a atividade esportiva.

Outra demanda abordada na reunião foi relacionada à saúde, pois, de acordo com os atletas, em torno de 12 a 14 integrantes da equipe precisam de cinco unidades diárias de sonda uretral nº12 que, há mais ou menos três meses, não estão sendo ofertadas pelo SUS. Os vereadores se comprometeram a buscar soluções para as solicitações do grupo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895