TJ anuncia finalização da digitalização dos processos físicos em Caxias do Sul

TJ anuncia finalização da digitalização dos processos físicos em Caxias do Sul

Tribunal de Justiça do RS realizou cerimônia na Comarca da cidade da Serra nesta sexta-feira

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal de Justiça do RS realizou nesta sexta-feira a cerimônia de anúncio da finalização do processo de digitalização na Comarca de Caxias do Sul e  posse da nova diretora do Foro, Joseline Mireli Pinson de Vargas. O evento contou com a presença de todos os integrantes da administração eleita do TJ, liderados pela presidente, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. A juíza Joseline substituiu o juiz João Pedro Cavalli Júnior, que atuou na condução dos trabalhos que garantiram a conclusão da digitalização total dos processos aptos na Comarca, iniciativa anunciada para a sociedade durante o evento.

A presidente Iris destacou o fato de Caxias do Sul ser a primeira Comarca de entrância final a concluir a digitalização de todo o acervo de processos físicos. "A tão sonhada virtualização total da Justiça gaúcha está cada vez mais próxima, andando a passos largos", disse a magistrada. "Quero registrar aqui o nosso agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso desta iniciativa."

Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, disse que a Justiça está se adaptando à nova era, agindo de maneira cada vez mais próxima da virtualização, porém sem jamais esquecer o lado humano. "Queremos agradecer o apoio e a parceria da OAB e dos demais operadores do Direito, que atuaram conosco no processo de digitalização dos processos em Caxias."

Já a nova diretora destacou que uma principais iniciativas que serão implementadas, a partir do dia 23 de maio, diz respeito ao programa piloto que busca centralizar os serviços na Central de Atendimento ao Público (CAP), com o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça.

A presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD), desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, anunciou que, no âmbito estadual, do montante de quase 5,2 milhões de processos que tramitam no Judiciário gaúcho, mais de 3,6 milhões são eletrônicos, correspondendo a quase 70% do conjunto. "Em Caxias foram mais de 70 mil processos digitalizados, em tarefas realizadas por empresa contratada mediante licitação, além de parceiros como o Ministério Público, Defensoria Pública e Advogados."  Ela informou que na região serrana e imediações já foram concluídas as digitalizações em Carlos Barbosa, Flores da Cunha, São Sebastião do Caí e Feliz.  "A meta estabelecida pelo CNJ fala que o prazo para o término em todo o Estado do Rio Grande do Sul deve ser em dezembro de 2023, porém acreditamos que iremos antecipar esta finalização para o final deste ano ou no começo de 2023, pois nossa administração está firme neste propósito de garantir a maior rapidez possível na digitalização."

Além de integrantes do Judiciário, participaram da cerimônia o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e o deputado estadual Neri o Carteiro, representando a Assembleia Legislativa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895