Três idosas morrem após surto de Covid-19 em lar de longa permanência em Canela

Três idosas morrem após surto de Covid-19 em lar de longa permanência em Canela

Vítimas tinham entre 72 e 98 anos, e possuíam comorbidades

Halder Ramos

publicidade

O Centro de Operações de Emergência (COE) de Canela confirmou nesta segunda-feira (8) a ocorrência de um surto de Covid-19 no Oásis Santa Ângela, residencial de longa permanência de idosas por onde começou a imunização no município. Foram registrados quatro óbitos nos últimos dias: três confirmados em consequência da doença e um caso que ainda está em análise aguardando o resultado do exame. Todas as residentes que tiveram diagnóstico positivo, de 98, 95 e 72 anos, possuíam comorbidades. Um óbito foi registrado na sexta-feira (5) e outros dois falecimentos ocorreram no sábado (6), todos no Hospital de Canela. Funcionários do lar foram afastados das atividades devido à suspeita de terem contraído coronavírus.

Em nota, a Prefeitura de Canela informa que todos os dados estão sendo coletados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canela e repassados para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. O COE informa que está seguindo todos os protocolos e condutas com base nas notas informativas do Governo do Estado e que nesta terça-feira (9) será feito um mutirão para testagem dos residentes e colaboradores da instituição.

De acordo com o COE Canela, a totalidade de residentes e funcionários recebeu a primeira remessa de vacinas. “No entanto, é necessário o esquema vacinal completo, com as duas doses, para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19”,

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Canela, o surto é classificado devido ao vírus e não decorrente da aplicação da vacina. “O exame do RT-PCR diagnostica o vírus em sua doença ativa. Ou seja, os idosos adquiriram a doença e não desenvolveram o vírus pela vacina”, diz a nota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895