Travessia Urbana de Santa Maria entra em fase final

Travessia Urbana de Santa Maria entra em fase final

Trabalhos se concentram no trecho da BR 392 que conecta regiões da Produção e Porto de Rio Grande

Renato Oliveira

Travessia já alcançou 73% de conclusão

publicidade

A obra conhecida como Travessia Urbana de Santa Maria, que cruza rodovias da Região Centro do Estado, já alcançou 73% de conclusão. A maior concentração da obra, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), está atualmente no trevo da BR 392, que faz a conexão entre diversas regiões, principalmente da Produção e do Porto de Rio Grande, além de servir de rota de passagem para a Argentina e o Uruguai.

No local, está sendo realizada a maior obra de arte especial do projeto que é um viaduto em três níveis que após concluído dará vazão ao trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia tanto para a região Sul do Estado, quanto para a Fronteira-Oeste. O Dnit adotou como estratégia executar o projeto em etapas e com isso necessita implantar desvios temporários no trânsito, que devido à quantidade de veículos no local, ocasiona picos de lentidão. 

De acordo com os estudos realizados, a estimativa é de que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente. Como forma de amenizar os transtornos, os trabalhos no viaduto que ligará as BRs 158 e 287, sentido Santa Maria/São Pedro do Sul, foram priorizados. Dessa forma, a expectativa do Dnit é de liberar o trânsito na parte de cima do viaduto até o final de 2019, diminuindo a quantidade de veículos que necessitam utilizar a rotatória.

O projeto garantirá mais segurança para condutores e pedestres, eliminando pontos de conflitos existentes hoje. Serão executados passeios públicos e todo o trecho será iluminado. A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano de 14 quilômetros. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895