Trecho da ERS 418 é municipalizado em Santa Cruz do Sul

Trecho da ERS 418 é municipalizado em Santa Cruz do Sul

A demanda foi protocolada em 2013 no Daer e permitirá obras no bairro Linha Santa Cruz

Otto Tesche

Com a transferência, a manutenção do trecho passa para o controle do município

publicidade

Os quatro quilômetros iniciais da rodovia ERS 418 passaram para a responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O trecho denominado avenida Pregeito Orlando Oscar Baumhardt vai do entroncamento com a RSC 287 até o trevo que leva à região de Boa Vista e Monte Alverne, no interior do município. A demanda havia sido protocolada em 2013 no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, assinou a transferência da administração na noite de quinta-feira durante encontro no Pavilhão da Comunidade Católica Santos Mártires das Missões, no bairro Linha Santa Cruz.

A municipalização é considerada importante pela comunidade de Linha Santa Cruz por conta dos benefícios que a prefeitura terá condições de fazer, como acostamentos, ciclofaixas e redutores de velocidade. O presidente da associação dos moradores do bairro, Claudiomiro Flores, afirma que o ponto principal é a segurança, pois crianças caminham em fila na pista. “A colocação de acostamento e serviços periódicos de manutenção são fundamentais, além da implantação de redutores de velocidade, já que há motoristas que abusam no trecho", destaca.

Conforme estimativa da associação, Linha Santa Cruz tem 5 mil habitantes e o trânsito na avenida é de 4 mil veículos por dia. "Vai beneficiar a zona residencial e os moradores de outras localidades que utilizam a rodovia, como Monte Alverne e Boa Vista", ressalta o vice-presidente Ricardo Luis Bringmann. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895