UFSM inaugura sala voltada à acessibilidade

UFSM inaugura sala voltada à acessibilidade

Espaço poderá ser acessado pela comunidade interna e externa da universidade

Renato Oliveira

Sala fica dentro da Biblioteca Central Manoel Marques de Souza

publicidade

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizou mais um espaço dedicado à acessibilidade. Foi inaugurada, na Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, a Sala de Desenho Acessível. O espaço estará à disposição da comunidade interna e externa da UFSM, mediante agendamento, pelo e-mail atendimento.sib@ufsm.br. A sala disponibiliza recursos que favorecem a informação e a cultura, principalmente para pessoas com necessidades educacionais específicas.

O espaço é composto por mesas de estudo e estações de trabalho acessíveis, com mobiliário adaptado para pessoas obesas ou em cadeira de rodas. A sala possui lupas eletrônicas (para ampliação de páginas impressas na tela) e computadores equipados com leitores de tela (softwares assistivos que transformam em áudio o conteúdo de sites e documentos eletrônicos). O local conta também com acervo em braille de mais de 200 obras, contemplando livros da literatura nacional e estrangeira, além de biografias, atlas, obras de filosofia, conteúdos infantis e também materiais sobre música e culinária.

Veja Também

Além da Biblioteca Central, estão envolvidos neste projeto institucional a Prograd e o Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM. O objetivo principal da Sala de Desenho Acessível é aproximar a comunidade da discussão sobre a universalidade do acesso à informação. Em um mesmo local, ações afirmativas buscarão a diminuição das barreiras arquitetônicas e atitudinais entre as pessoas, promovendo o respeito à diversidade e às múltiplas realidades.

O espaço também poderá ser reservado para eventos relacionados à capacitação e conscientização social sobre a temática da inclusão. Interessados podem manter contato também pelo telefone (55) 3220-8651.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895