UNB confirma que tremores na Serra foram considerados terremotos

UNB confirma que tremores na Serra foram considerados terremotos

Abalo sísmico ocorreu na semana passada e teve intensidade de 2.2 graus na Escala Richter

Halder Ramos

Especialistas do observatório explicaram que pequenos tremores são comuns na região

publicidade

Os moradores das localidades de Linha Brasil, Linha Imperial e Linha Araripe, em Nova Petrópolis, relataram aos bombeiros a ocorrência de tremores de terra na noite de quinta-feira, a partir das 22h. Equipes dos Bombeiros Voluntários e da prefeitura de Nova Petrópolis investigaram as denúncias e tiveram a confirmação de que os tremores sentidos foram classificados como um terremoto de baixa magnitude. O Observatório Sismológico da UNB e o Centro de Sismologia da USP informaram que o tremor atingiu 2.2 de intensidade na Escala Richter.

Conforme o diretor de operações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, Diego Martins, a corporação recebeu diversas ligações de moradores comunicando os tremores. “O pessoal estava assustado, mas não houve feridos ou danos estruturais. Os relatos foram de que a terra tremeu e que não sabiam o que estava ocorrendo”, conta Martins.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, e o engenheiro civil da Defesa Civil, Luiz Cândido Kehl, visitaram 30 famílias na sexta-feira, para ouvir depoimentos de pessoas que sentiram o tremor. Por e-mail enviado a prefeitura, os especialistas da UNB explicaram que pequenos tremores, provavelmente de origem natural, são comuns na região e não são preocupantes. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895