Unidade da BRF em Marau registra 18 casos de Covid-19

Unidade da BRF em Marau registra 18 casos de Covid-19

Processadora de alimentos possuí 3,1 mil empregados no município, que já atinge 49 casos

Correio do Povo

Entre os infectados, 16 são do setor de aves e dois do setor de industrializados

publicidade

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marau (Stia), Alcemir Pradegan, uma unidade da empresa de alimentos BRF em Marau, na região norte do Estado, registrou 18 casos confirmados de coronavírus desde o começo da pandemia. Pradegan ressalta que no complexo industrial, onde ficam os 5 setores da BRF na cidade, trabalham 3,1 mil empregados. Entre os infectados, 16 são do setor de aves e dois do setor de industrializados. 

"O caso mais recente foi identificado há 8 dias e entre os casos positivos, uns 3 ou 4 foram mais graves, os outros, pelo que se sabe, foram situações mais leves, tendo, inclusive, dois funcionários já retornado ao trabalho", relata. 

O município de Marau, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, identificou até o momento 49 casos de Covid-19 e um óbito. Com população estimada de 44.161 (IBGE), a cidade registra alto índice de incidência, tendo  aproximadamente mais de um caso a cada mil habitantes.

Pradegan afirma que a BRF, desde o começo da pandemia, adotou medidas para preservar a saúde dos funcionários e não prejudicar a produção. "Nesta segunda, um túnel foi instalado, em que os trabalhadores são "desinfetados" por um produto, que lembra uma nevoa, além de terem a sua disposição máscaras e também, na entrada, há medição de temperatura", relatou. 

Segundo o presidente do STIA, a BRF reduziu a produção de 215 para 170 mil no setor de aves. A decisão foi tomada após um acordo e a assinatura de um termo de conduta entre o sindicato, o Ministério Público do Trabalho e a empresa. "Essa redução e o afastamento de 350 funcionários, entre grupo de risco, sintomas de gripe e alguma outra debilidade, pode impactar no ritmo de produção, mas permite que a BRF siga as recomendações de distância estipuladas pelas autoridades sanitárias", indicou.

BRF não divulgará número de infectados

Em nota, a empresa afirma que não irá divulgar o número de casos e dados sobre eles "em respeito à privacidade de seus colaboradores e familiares", mas ressalta que os funcionários com Covid-19 "foram afastados imediatamente de suas funções e estão recebendo o tratamento adequado e serão acompanhados pela área de Saúde Ocupacional da empresa até sua total recuperação". 

Frigorífico da JBS em Passo Fundo foi interditado

A JBS Aves Ltda, de Passo Fundo, já contabiliza 19 casos de coronavírus, duas mortes em razão da doença e 106 suspeitas entre os funcionários, revelou na última sexta-feira, em nota, a gerência Regional do Trabalho de Passo Fundo, ao interditar a planta da empresa. Em vistoria na última semana, auditores-fiscais identificaram risco grave e iminente para a vida e a saúde dos trabalhadores.

De acordo com o órgão, as medidas adotadas pelo frigorífico não vinham sendo suficientes para proteger contra a Covid-19.

Após a origem do surto na JBS, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve apresentar ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, nesta terça-feira, uma minuta de portaria que pretende normatizar as relações nas indústrias gaúchas, especialmente nos frigoríficos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895