Unisc irá inaugurar hospital veterinário em agosto em Santa Cruz do Sul

Unisc irá inaugurar hospital veterinário em agosto em Santa Cruz do Sul

Funcionamento do hospital será 24 horas por dia

Por
Otto Tesche

A obra sofreu atraso em consequência da pandemia


publicidade

A inauguração do Hospital Veterinário de Santa Cruz do Sul está pré-agendada para o dia 12 de agosto. Uma equipe de operários trabalha na conclusão dos últimos reparos na estrutura do prédio, em Linha Pinheiral, e na instalação de equipamentos de ar-condicionado e exaustores, além de equipamentos de laboratório e alguns móveis. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) informou que a tendência é de que o cerimonial aconteça com um número restrito de pessoas e transmissão por videoconferência aos demais, em horário ainda a ser definido.

O funcionamento do hospital será 24 horas por dia, com professores de Medicina Veterinária e alunos da Unisc. Os atendimentos, no entanto, terão início em uma data posterior, conforme o pró-reitor Dorivaldo Brites de Oliveira. “Deverão ocorrer em paralelo com o retorno das aulas do segundo semestre, mais para o fim de agosto”, disse. A estrutura, que tem uma área de 2 mil metros quadrados com instalações modernas e tecnologia de ponta, oferecerá atendimentos veterinários emergenciais e eletivos para pequenos e grandes animais.


O pró-reitor da Unisc informou que o serviço vai se somar ao já existente no município e na região. “Santa Cruz possui uma rede veterinária e não seremos concorrentes dela. Seremos parceiros nos procedimentos hospitalares, de cirurgia e em todos aqueles que não competem às clínicas.” A obra sofreu um atraso em consequência da pandemia, mas não chegou a causar prejuízos à formação acadêmica. “O primeiro decreto nos atrasou, pois tivemos que reduzir o andamento das obras e os fornecedores reduziram o número de funcionários ou deram férias coletivas. Foi um efeito cascata, mas como as aulas foram programadas para o fim de agosto, não tivemos prejuízo.”