Universidade de Caxias do Sul doa ventilador pulmonar ao Hospital da BM em Porto Alegre

Universidade de Caxias do Sul doa ventilador pulmonar ao Hospital da BM em Porto Alegre

Equipamento foi desenvolvido por um grupo de engenheiros e empresários voluntários 


Celso Sgorla

Equipamento foi submetido a testes clínicos, incluindo pacientes de Covid-19

publicidade

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) contemplou o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre com um ventilador pulmonar Frank 5010. O termo de formalização da doação foi assinado nesta segunda-feira pelo major Márcio Leandro Silva da Silva, representante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra). 

Segundo o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, as doações são efeito do trabalho expressivo de professores, profissionais de engenharia e da saúde, com o apoio da comunidade. “Nesta pandemia, os professores e pesquisadores da Instituição, em parceria com empresários e engenheiros da região, conseguiram em tempo recorde desenvolver um ventilador pulmonar que ajuda a salvar vidas. Essas destinações demonstram como a Universidade, o conhecimento e a ciência estão fazendo a diferença no enfrentamento da Covid-19”, afirmou o reitor.

O Frank 5010 foi desenvolvido entre março e setembro de 2020 por um grupo de professores e engenheiros da UCS e engenheiros e empresários voluntários, com orientação técnica do Hospital Geral de Caxias do Sul.

O equipamento foi submetido a testes clínicos, incluindo pacientes de Covid-19, e de engenharia, e foi homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro. Treze respiradores já foram doados a instituições, e outros 40 já estão pré-montados pela Universidade de Caxias do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895