UPA Zona Norte de Caxias do Sul passa a contar com usina de oxigênio

UPA Zona Norte de Caxias do Sul passa a contar com usina de oxigênio

Com esse recurso, haverá uma economia de R$ 600 mil ao ano

Celso Sgorla

Usina surgiu como alternativa após a grande demanda enfrentada em março deste ano

publicidade

Para evitar o risco de desabastecimento de oxigênio, a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul instalou uma usina geradora de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte. A estrutura é capaz de gerar 14 metros cúbicos de oxigênio por hora ou 10 mil metros cúbicos por mês, suficientes para garantir o abastecimento da UPA Zona Norte e também auxiliar no atendimento à UPA Central, Samu e Unidades Básicas de Saúde, para onde serão encaminhados cilindros preenchidos no local.

Conforme a secretaria, a usina surgiu como alternativa após a grande demanda enfrentada em março, quando o município correu o risco de ficar sem oxigênio para atender pacientes internados com Covid-19 e outras enfermidades. Esse risco ocorreu devido à alta procura e à falta do item no mercado, já que o problema foi registrado em todo o país.

Ainda conforme a pasta, o equipamento foi alugado pelo município e está instalado no pátio da UPA Zona Norte. Com esse recurso, haverá economia de R$ 600 mil ao ano, projeta o diretor financeiro da secretaria, Milton Luiz Balbinot.

Para o prefeito, Adiló Didomenico o ganho não é apenas financeiro, mas, principalmente, em relação à segurança nos atendimentos. “É uma iniciativa muito providencial da Secretaria da Saúde para garantir o abastecimento, porque passamos momentos desesperadores em março diante do risco de ficarmos sem oxigênio por problema de logística. Só a questão financeira já justificaria, mas o intuito maior é garantir o abastecimento”, destacou o prefeito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895