Uruguaiana chega a 27,9 toneladas de alimentos doados pelo programa de agricultura familiar

Uruguaiana chega a 27,9 toneladas de alimentos doados pelo programa de agricultura familiar

Modelo consiste na compra direta de produtores do próprio município e doação imediata às famílias necessitadas

Fred Marcovici

O projeto, instituído pelo Governo Federal em 2003, visa promover o acesso das pessoas em situação de insegurança alimentar aos produto

publicidade

O município de Uruguaiana atingiu o número de 27,9 toneladas de alimentos doados desde que aderiu – em outubro de 2020 – ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O projeto, instituído pelo governo federal em 2003 e desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, visa promover o acesso das pessoas em situação de insegurança alimentar aos produtos. Além disso, também tem o objetivo de atingir a inclusão social-econômica no campo por meio da agricultura familiar. Em Uruguaiana, as ações são coordenadas e executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Há 11 meses Uruguaiana aderiu à Modalidade de Compra Direta e Doação Simultânea, uma das opções que o PAA oferece.

O modelo consiste na compra direta de produtores do próprio município e doação imediata às famílias necessitadas. Desde então, foram adquiridos e doados produtos como beterraba, mel, couve, cebola, alface, batata doce, mandioca, espinafre, laranja, milho, bergamota, melão, entre outros. Além disso, foram encaminhadas às famílias 5.880 unidades de pães. O investimento feito, desde outubro de 2020, foi de R$ 70,9 mil, por meio de verba do governo do estado. Os agricultores familiares foram contatados pela Emater/RS para serem inseridos no programa. Para fazer parte da iniciativa, precisam ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em dia. As famílias que recebem as doações de hortifrúti e mel são atendidas em três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Município. O pagamento aos produtores é tabelado pelo Governo Federal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895