Uruguaiana implanta sistema de atendimento aos pacientes pós-Covid

Uruguaiana implanta sistema de atendimento aos pacientes pós-Covid

As consultas de avaliação acontecerão nas terças, quartas e sextas-feiras

Fred Marcovici

O ambulatório pós-Covid terá a participação de profissionais do projeto Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis e colaboradores Unipampa

publicidade

Após passar pelo período da Covid-19, os medos são outros. Os pacientes que tiveram a doença relatam que crises de ansiedade, falta de apetite e perda do olfato são algumas das sequelas deixadas pela doença. Pensando em assistir essas pessoas, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana montou um ambulatório especial na Policlínica Adulta da avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade.

Conforme a coordenadora do sistema de enfermagem do ambulatório, Lílian Stumm, o serviço conta com um fluxo de atendimento ambulatorial aos pacientes referenciados pelas Estratégias de Saúde da Família e Santa Casa de Caridade. “O ambulatório deu início ao atendimento nesta semana e conta com um médico clínico-geral e um profissional de enfermagem, que inicialmente avaliam e estratificam os riscos e necessidades do paciente, fazendo os encaminhamentos e dando a assistência compartilhada", disse Lílian.

As consultas de avaliação acontecerão nas terças, quartas e sextas-feiras e serão agendadas pelas ESFs e equipes do hospital ao identificarem a necessidade do acompanhamento ao paciente. O ambulatório pós-Covid terá a participação de profissionais do projeto Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) e colaboradores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Segundo o prefeito Ronnie Mello, os pacientes serão encaminhados para o projeto para orientações e atividades que contribuam para o desenvolvimento muscular por meio de fisioterapeutas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895