Uruguaiana inicia ações referentes ao Novembro Azul

Uruguaiana inicia ações referentes ao Novembro Azul

Público alvo das ações são homens com 40 anos sintomáticos e homens com 50 anos, ou mais, assintomáticos

Fred Marcovici

Atividades especiais serão iniciadas no dia 9 de novembro

publicidade

Ações voltadas para a saúde masculina serão desenvolvidas em Uruguaiana, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no mês de novembro, dedicado à campanha de prevenção do câncer de próstata. A partir desta segunda-feira, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) irão realizar coletas de Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA (da sigla em inglês Prostate-Specific Antigens) e oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

A Campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância da consulta regular e da realização de exames constantes, tanto para prevenir o câncer de próstata, quanto outras doenças que atingem a saúde masculina. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No município, as atividades especiais serão iniciadas no dia 9, às 8h, por meio de atendimentos na Penitenciária Modulada de Uruguaiana, pela Equipe Itinerante na Carreta da Saúde. No dia 12, das 8h às 11h, vai ocorrer um Mutirão da Saúde na Praça Barão do Rio Branco, ofertando coletas de PSA e testagem rápida. Na semana seguinte, dia 17, a partir das 8h, vai haver atendimentos por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiros e odontólogos) para os funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur). E no dia 18, o mutirão será realizado no Plano Alto.

O público alvo das ações são homens com 40 anos sintomáticos e homens com 50 anos, ou mais, assintomáticos. No início, o câncer de próstata é silencioso, mas em estado avançado pode manifestar diferentes sinais e sintomas, os quais incluem: micção frequente (ato de expelir urina involuntariamente ou de forma voluntária excessivamente); fluxo urinário fraco ou interrompido; vontade de urinar à noite; sangue na urina ou no sêmen; disfunção erétil; dor na região do quadril, coxas, costas e ombros (caso a doença tenha se disseminado); e fraqueza ou dormência nas pernas e pés. Porém, alguns desses sintomas podem indicar outras doenças, devido a isso é necessário a realização regular de exames relacionados à saúde masculina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895