Uruguaiana recebe 4º Encontro Numismático da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
capa

Uruguaiana recebe 4º Encontro Numismático da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

O encontro que reunirá colecionadores de moedas é aberto e gratuito ao público

Por
Fred Marcovici

Moedas serão expostas com possibilidade de compra, venda e troca

publicidade

Tudo pronto para o 4º Encontro Numismático da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, que será desenvolvido em Uruguaiana, neste sábado, a partir das 14h, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, no centro da cidade.

Segundo o coordenador do evento, professor de história Luciano Dias Desessards, os colecionadores de moedas estarão, durante a reunião, promovendo uma mostra de coleções pessoais ao público interessado, além de promover prováveis compras, vendas, trocas e ainda intercâmbio de informações. Representantes de municípios da região participam desta etapa, entre eles três numismatas de São Gabriel.

“O que torna uma moeda interessante e passe a receber cotação significativa é o baixo número de cunhagem daquela série e o consequente grau de dificuldade em consegui-la. O estado de conservação também pesa na hora de haver comercialização da moeda, o que se dá o nome de flor de cunho”, destaca Desessards. Nos acervos que estarão à mostra, moedas espanholas do Século XVII e, a especial, de um colecionador de São Gabriel, uma moeda do ano de 364 d.C, do Império Romano.

O encontro é aberto e gratuito ao público que queira saber mais e conhecer moedas de diversos países e anos de cunhagem.