Uruguaiana registra queda de 34,8% nos casos ativos de coronavírus

Uruguaiana registra queda de 34,8% nos casos ativos de coronavírus

Município tem mais de 65% da população adulta já vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

Fred Marcovici

Nos últimos boletins epidemiológicos é frequente o número de pessoas recuperadas ser maior do que o de novos casos

publicidade

O município de Uruguaiana registrou uma queda de 34,8% nos casos ativos de Covid-19 nas últimas três semanas. O dado foi obtido a partir de análise feita dos números do Boletim Epidemiológico da cidade, publicado diariamente pela prefeitura. Em 15 de junho, a cidade registrou o pico de pessoas positivadas, em período de isolamento, sendo anotados 1.346 pessoas com o vírus ativo. Desde então, os números apontam sucessivas quedas na incidência de casos. Nos últimos boletins é frequente o número de pessoas recuperadas ser maior do que o de novos casos.

Nesta quinta-feira, o município registrou 877 casos ativos, representando 65,2% em relação ao número de 15 de junho. Menos 469 pessoas, dado que representa queda de 34,8%. "Sabemos da importância da vacinação e de que ela seja feita da forma mais breve. Entretanto, essa não é a única causa dos resultados. Junto à vacinação há muita dedicação de pessoas da saúde, segurança, fiscalização e demais áreas para que a pandemia esteja sob controle. Nos alegra essa queda nos casos ativos. Fatos como esse nos fazem acreditar de que logo ali na frente poderemos voltar à normalidade", destacou o prefeito Ronnie Mello."Peço aos uruguaianenses para que mantenham os cuidados e protocolos. Assim, teremos números ainda melhores nas próximas semanas", declarou Mello.

"Ficamos felizes ao ver a queda nos casos ativos. Entretanto, é importante lembrar que alguns dados mostram que a pandemia ainda não acabou. Ainda temos altos números de exames - mesmo que muitos não sejam positivos - e oscilações nos casos positivos diários e internações", destacou a enfermeira e coordenadora do setor Covid-19, Lilian Stumm.

No município, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos atingiu o percentual de 66,8% nesta quinta-feira. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atualizou os números da campanha de vacinação contra o coronavírus. Das últimas três remessas de primeira dose, duas foram integralmente aplicadas no dia seguinte ao da entrega.

De acordo com o Vacinômetro Covid da cidade, 58.502 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante e 16.273 a segunda dose. A população adulta em Uruguaiana é estimada em 87.544 pessoas. Desta forma, os números representam 66,8% com a primeira dose e 18,5% com a segunda dose. No momento, Uruguaiana está vacinando pessoas com 35 anos ou mais desde a última terça-feira. Além da vacinação por faixa etária, pessoas que pertencem aos demais grupos já iniciados também estão sendo atendidas.

Na última terça-feira, Uruguaiana realizou pela primeira vez uma etapa noturna de vacinação. A aplicação foi iniciada às 18h na Escola Cecília Meirelles, no Posto de Saúde 7 (União das Vilas) e Posto de Saúde 22 (Cabo Luiz Quevedo). A Secretaria Municipal de Saúde dedica-se à rapidez na aplicação das vacinas para que a diminuição dos índices da pandemia seja breve. Além dos postos de saúde, a prefeitura oferece à população locais como o sistema drive-thru na Aduana, o ginásio da Escola de Educação Infantil Cecília Meireles e a vacinação em horários noturnos.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895