Uruguaiana terá Selo de Turismo Responsável

Uruguaiana terá Selo de Turismo Responsável

Também será elaborado projeto que levará turismo às salas de aula das escolas municipais

Fred Marcovici

Ações faz parte do planejamento e organização da atividade turística na cidade

publicidade

A Secretaria de Turismo (Setur) de Uruguaiana deu início a implantação do Selo de Turismo Responsável, idealizado para ser um incentivo aos consumidores a viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos de prevenção à Covid-19. Conforme a secretária de Turismo, Vanessa Welter, ação faz parte do planejamento e organização da atividade turística na cidade, sendo desenvolvido por meio de empreendedores locais que estão investindo no setor e já recebendo fluxo de visitantes. “O Selo projeta Uruguaiana como um destino turístico seguro para o momento”, disse a secretária.

O Selo tem como proposta a realização de visitas para a verificação do cumprimento dos itens pela equipe da Setur, em setores de hotelaria, gastronomia e serviços, seguindo todos os protocolos sanitários do Ministério do Turismo e Governo Estadual. A ideia é orientar as empresas interessadas em obter a certificação, de forma que elas atendam os itens presentes no protocolo, abrangendo critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação da Covid-19. “Estamos desenvolvendo um trabalho que irá nos posicionar como um forte destino turístico no Estado, com experiências turísticas que irão proporcionar vivências na área urbana e rural de nossa cidade”. Dos 10 municípios turísticos da região, somente Uruguaiana tem a proposta pronta e formatada para apresentação.

A secretaria de Turismo também se reuniu com a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Itália Mar Lucho Rangel, e com as equipes técnicas das duas secretarias, para iniciar o planejamento e a execução do projeto “Educação para o Turismo”. O projeto tem como objetivo levar os elementos da história e do turismo do município às salas de aula.

Segundo Vanessa, o projeto vai garantir a valorização do patrimônio cultural e despertar nos alunos e professores o interesse pelo turismo. “Uma cidade deve estar pronta para receber os seus turistas e os alunos serão os multiplicadores das informações em suas famílias. Uma comunidade que conhece as suas riquezas é capaz de transformá-la em uma potência turística”, destacou.

Para o prefeito Ronnie Mello, o projeto vai valorizar o turismo e colaborar com o desenvolvimento. “A proposta vai transformar o turismo em atividade educacional e disseminar as riquezas culturais de nossa cidade. Trata-se de um projeto de longo prazo, cujos frutos serão colhidos por essa e por futuras gerações”, disse.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895