Usina anuncia remoção de muro entre Alpestre e Chapecó

Usina anuncia remoção de muro entre Alpestre e Chapecó

Construção apresentou fissuras após enchente em maio

Correio do Povo

Construção apresentou fissuras após enchente em maio

publicidade

A Foz do Chapecó Energia (FCE) anunciou que nos próximos dias inicia o trabalho de retirada do muro erguido durante as obras de construção da Usina Foz do Chapecó, iniciadas em 2006 no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre (Rio Grande do Sul) e Águas do Chapecó (Santa Catarina). O muro, edificado junto à barragem da hidrelétrica, com a função de ensecar o rio à época da obra, registrou fissuras após a enchente em maio deste ano, o que causou preocupação em moradores ribeirinhos e autoridades do Norte gaúchos e Oeste catarinense. São 11 municípios próximos à jusante, abaixo do vertedouro.

A Foz do Chapecó informou, por meio de nota, que o muro não tem conexão com o vertedouro nem com qualquer estrutura da hidrelétrica. Afirma ainda que a barragem não apresenta riscos à segurança das comunidades e dos funcionários e à operação do empreendimento. A concessionária também informa que realiza trabalhos periódicos de análise e monitoramento, desenvolvidos por especialistas, de modo a oferecer as condições adequadas de segurança da barragem, segundo a legislação.

A usina tem potência de 855 megawatts de energia, o suficiente para abastecer 5 milhões de unidades, correspondendo a 25% do consumo em Santa Catarina e a 18% do Rio Grande do Sul.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895