Vale do Rio dos Sinos entrega modelo de cogestão do Distanciamento Controlado ao governo do RS

Vale do Rio dos Sinos entrega modelo de cogestão do Distanciamento Controlado ao governo do RS

Decreto sugestão é assinado por 14 dos 15 prefeitos de municípios que entregam a Amvars

Stephany Sander

A presidente da Amvars e do comitê técnico, Tânia Terezinha da Silva, disse que o modelo de decreto sugere horários de funcionamento ao comércio

publicidade

A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) entregou, no início da tarde desta quarta-feira, ao governo do Estado, o modelo de Distanciamento Controlado regional elaborado a partir de um comitê técnico da região R7. O documento foi assinado por 14 prefeitos da regional que compreende 15 cidades e também por integrantes do comitê técnico. Por decisão da R7, o comitê também elaborou um modelo de decreto sugestão que poderá ser adotado coletivamente pelas prefeituras da região que entenderem adotar as medidas de flexibilizações válidas para a regional.

Os documentos enviados ao governo do Estado estabelecem os protocolos de distanciamento, bem como os horários de funcionamento de estabelecimentos de comércio, restaurantes, lancherias, shopping, missas e cultos, entre outras atividades. Segundo Tânia Terezinha da Silva, presidente da Amvars e do comitê técnico, os protocolos podem ser adotados na íntegra pelas 15 cidades.

"Foi um trabalho colegiado, dinâmico e de muitas mãos. Não é fácil ajustar condutas para 15 cidades com realidades diferentes, mas esse modelo de cogestão é muito mais justo que o modelo anterior tendo em vista as peculiaridades regionais que, agora, passam a ser consideradas" afirma ela, explicando que as regras debatidas poderão ser adotadas nas cidades até 48 horas após o envio do documento ao Estado, caso não haja ajustes apontados por este.

"As cidades que entenderam por restringir mais as regras sugeridas podem fazê-lo. O que não podem é flexibilizar mais do que o ajustado coletivamente", complementa Tânia. O comitê técnico que discutiu as regras foi implantado semana passada após o governador Eduardo Leite confirmar a implantação do modelo compartilhado de gestão da pandemia. A partir desta semana, novos integrantes se somaram ao grupo que intensificou o trabalho a partir de ontem à tarde, quando foi publicado o decreto autorizando e orientando a cogestão. O documento final foi concluído no início da tarde e assinado por 14 prefeitos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895