Vale do Sol inicia racionamento de água nesta sexta-feira

Vale do Sol inicia racionamento de água nesta sexta-feira

As chuvas durante o último ano não foram suficientes para a recuperação das vertentes

Otto Tesche

Caminhões-pipa que leva água para comunidades com problemas em Vale do Sol

publicidade

Os moradores do município de Vale do Sol passarão a ter interrupções no abastecimento de água durante alguns períodos a partir desta sexta-feira. O racionamento ocorre em consequência da estiagem que assola a região. O prefeito Maiquel Silva informou que no mês de dezembro houve o transporte de 3 milhões de litros de água para atender as comunidades com problemas.

Em parte do Centro da cidade haverá a interrupção no abastecimento das 12 às 19 horas. Na localidade de Rio Pardense serão fechados os registros nas fontes de Eloi Gabe, entrada Corredor Funk e saída Rio Pardense das 22 às 8 horas. Em Faxinal de Dentro haverá o corte no fornecimento na maior parte da região também entre as 22 e 8 horas. O prefeito explica que o racionamento irá ocorrer de forma escalonada para que nenhuma localidade fique sem água durante todo o dia.

As chuvas durante o último ano não foram suficientes para a recuperação das vertentes que servem para atender a rede de abastecimento no município. A prefeitura trabalha desde novembro para amenizar a situação, com a identificação de vazamentos, coibir o uso excessivo e a realização da entrega de água com caminhão-pipa para reservatórios, caixas de água e cacimbas.

Os dois caminhões-pipa do município, um com capacidade de 6 mil litros e outro de 8 mil litros, trabalham em dois turnos durante o dia para levar a água dos dois pontos de captação em Linha Trombudo, outro em Rio Pardense e mais um em Formosa para as propriedades com caixa de água ou comunidades com reservatórios. Os cortes durante alguns períodos a partir desta sexta-feira, conforme o prefeito, servirão para amenizar o problema com a baixa produção de água.

Outra medida que valerá a partir desta sexta-feira é o aumento da rigidez na fiscalização em relação ao desperdício de água para evitar o agravamento da situação. Conforme o prefeito, inicialmente haverá a notificação das pessoas onde houver a constatação de mau uso. Em caso de reincidência, terá a aplicação de multa no valor de uma Unidade Padrão Municipal (UPM), equivalente a R$ 327,00. “Muitas pessoas já estão conscientes e colaboram no uso da água, mas outras ainda não acordaram para a atual realidade”, ressalta Silva.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895