Vale Germânico é lançado em Morro Reuter

Vale Germânico é lançado em Morro Reuter

Novo roteiro turístico abrange nove cidades

Stephany Sander

Prefeitos dos municípios que abrange o Vale Germânico brindam com o cônsul geral do consulado da Alemanha

publicidade

Foi lançado, em Morro Reuter, na manhã desta sexta-feira, com uma grande festa no estilo alemão, o Vale Germânico, novo roteiro turístico que abrange nove cidades, do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo, reconhecido pelo Ministério do Turismo no final de agosto. Outros quatro municípios já caminharam pedido de adesão a nova rota turística, sendo eles Estância Velha, Lindolfo Collor Nova Hartz e Presidente Lucena.

“O processo de instituição do Vale Germânico começou em 2018, junto com a revisão do plano regional de turismo, onde tivemos a ideia de mudança no nome. A alteração foi muito bem aceita e estamos todos satisfeitos com a novidade”, disse Deivid Schu, vice-coordenador da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvrs).

A entidade montou um grupo técnico de trabalho formado por todas as diretorias de turismo das prefeituras das cidades envolvidas, que trabalhou para conquistar o título e fazer com que a região entrasse para o leque de roteiros oficiais do Ministério do Turismo, o que visa fomentar a economia da rede hoteleira, de restaurantes, e do comércio de produtos coloniais.

O plano regional de turismo ainda está em fase de conclusão, e o levantamento inicial aponta os locais, espaços públicos e eventos que entrarão nos passeios dos turistas. A expectativa é que esse estudo amplie o número de atrações, apontando quais são os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados nos municípios, no que diz respeito ao turismo. Após esta fase, está prevista a organização dos roteiros locais de cada cidade para serem inseridos dentro do material de divulgação do Vale Germânico.

Para marcar o lançamento da rota, e mostrar a cultura dos imigrantes alemães, que está acessível a turistas de todo o país, os municípios se uniram e fizeram uma grande festa com grupos folclóricos, bandas típicas, pratos da culinária alemã, chopp artesanal, além da apresentação do logotipo do Vale Germânico, marca que vai identificar a região para os turistas a partir de agora.

O cônsul-geral do consulado da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmidt, prestigiou o evento '“Acredito que esta união das cidades significa o compartilhamento de histórias, cultura, trabalhando para o futuro, pensando em projetos na área econômica e do turismo”, disse. Entre algumas das atrações que já compõem o Vale Germânico estão o conjunto tombado de casas do bairro Hamburgo Velho, região histórica da cidade de Novo Hamburgo, o Museu do Trem, na cidade de São Leopoldo, e o Núcleo de Casas Enxaimel localizado em Ivoti.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895