Vaquinha ajuda deficiente visual de Farroupilha a adquirir óculos inteligente

Vaquinha ajuda deficiente visual de Farroupilha a adquirir óculos inteligente

Com uma câmera, dispositivo escaneia imagens e transforma as informações em áudio

Celso Sgorla

A câmera fotografa e escaneia tudo o que estiver na frente

publicidade

Deficiente visual, Pablo Barretti, morador de Farroupilha, na Serra Gaúcha, ficou sabendo por um tio que assistiu a uma reportagem na Rede Record sobre um óculos que conseguia fazer leitura em formato de áudio de tudo o que fosse captado por uma pequena câmera acoplada ao acessório. O dispositivo possibilita reconhecer pessoas cadastradas, fazer contagem de dinheiro, leitura de material impresso, identificação de embalagens, presta informação da hora e dia, de nomes de ruas entre outras funcionalidades. Pablo perdeu a visão aos 17 anos, após contrair uma doença que acarretou na deficiência visual. Desde lá, ele vem mostrando que é possível se superar e viver normalmente.

Com o intuito de proporcionar mais autonomia para Pablo, um grupo de estudantes do Instituto Federal Campus Farroupilha, onde ele faz o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais, desenvolveu uma campanha a fim de adquirir o óculos especial ao colega. O custo era de R$ 18,9 mil. A campanha, pelo site vakinha.com.br, conseguiu arrecadar o valor necessário. Pablo recebeu o óculos neste mês de julho e já conseguiu utilizar funções como reconhecer pessoas que estão à sua frente e ler textos. Ele explicou que o manual do aparelho é em inglês, mas a empresa enviou outro traduzido por e-mail, que está sendo estudado por ele por meio de um programa de computador. “Mesmo com essa nova facilidade, não dá para dispensar a tradicional bengala”, afirmou.

O óculos foi desenvolvido por uma empresa israelense e tem um dispositivo que funciona com uma câmera acoplada à haste do óculos e conectada a um aparelho que cabe no bolso. A câmera fotografa e escaneia tudo o que estiver na frente e transforma as informações em arquivos de áudio. A mensagem é retransmitida de forma discreta no ouvido do usuário por meio de um fone conectado.  


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895