Vilas Araçá e Dique recebem ação de sanitização para conter leptospirose em Canoas

Vilas Araçá e Dique recebem ação de sanitização para conter leptospirose em Canoas

Uma segunda rodada da sanitização deve acontecer nesta quinta-feira, nos mesmos locais

Fernanda Bassôa

O descarte irregular de lixo e a falta de higienização de ambientes são atrativos para os roedores

publicidade

Uma equipe de Controle de Zoonoses realizou uma ação de pulverização nas vilas Araçá e Dique, em Canoas, localizadas no bairro Mato Grande, nesta quarta-feira a fim de conter o avanço de casos de leptospirose, doença causada pela urina do rato. Uma segunda rodada da sanitização deve acontecer nesta quinta-feira, nos mesmos locais.

De acordo com a prefeitura, o bloqueio químico é realizado dentro de um raio de 150 metros a partir do endereço do paciente diagnosticado, primeiro caso da infecção registrado em 2020. Na área, que abrange residências, terrenos, prédios, empresas, vias e avenidas, as máquinas pulverizadoras aplicam soluções de hipoclorito de sódio (água sanitária). As pulverizações têm como finalidade impedir a proliferação da bactéria e tornar determinada área segura para que os agentes de combate às endemias façam o monitoramento de outros casos suspeitos.

Dentro das intervenções realizadas pelo município, os moradores também são orientados a fazer o descarte correto do lixo e a higienização dos ambientes, afim de evitar a presença de roedores. A partir da constatação de tocas, bueiros, bocas de lobo e outros lugares que possam abrigar estes animais, os agentes aplicam iscas de rodenticidas para controlar a população roedora e diminuir a transmissão de doenças.

A leptospirose é uma infecção que pode causar danos graves à saúde e até mesmo a morte. Os indícios geralmente aparecem entre uma semana e 14 dias após o contato, mas podem se manifestar até 30 dias após a contaminação. Os sintomas são febre alta (acima de 39ºC), dores de cabeça, musculares e nas costas, sangramento, dificuldade de andar ou urinar, náusea, vômito, tosse e problemas respiratórios.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895