Visitas virtuais aproximam internados pela Covid-19 em Esteio de familiares

Visitas virtuais aproximam internados pela Covid-19 em Esteio de familiares

Videochamadas são feitas em aparelho celular com duração máxima de cinco minutos

Fernanda Bassôa

Contato entre o paciente e a família é feito por videochamadas através do telefone celular

publicidade

A equipe do setor de Psicologia do Hospital São Camilo, em Esteio, organiza desde a semana passada visitas virtuais de familiares à pacientes que estejam internados pela Covid-19. A casa de saúde disponibilizou um aparelho celular para a realização das videochamadas, que tem duração máxima de cinco minutos.

A iniciativa é uma forma de aproximar e proporcionar uma alternativa de comunicação com os entes queridos. As visitas virtuais ocorrem no período da tarde, das 14h às 15h30min, em dias alternados conforme o setor: às segundas, quartas e sextas, com pacientes ocupando leitos no setor 4 do hospital, nas terças e quintas com aqueles que estão na UTI COVID.

As ligações ocorrem conforme triagem pela enfermeira da unidade no período da manhã. Durante toda a semana (quando teve início o projeto) nove videochamadas foram realizadas com sete pacientes. A chamada é previamente agendada pela psicóloga do hospital, que entra em contato com um familiar para definir um responsável e um número para o qual a ligação será feita no horário agendado.

“Essa foi uma forma que pensamos para tentar aliviar um pouco a ansiedade, a preocupação e o sentimento de saudade causado pela impossibilidade de receber visitas. O retorno tem sido bastante positivo”, explica a psicóloga do São Camilo, Josiane Zaniol


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895