Zona Sul do Estado desenvolverá ação regional de combate a pandemia

Zona Sul do Estado desenvolverá ação regional de combate a pandemia

Campanha ocorrerá nas praias da região

Angélica Silveira

publicidade

Prefeitos da área da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) decidiram, em reunião virtual nesta segunda-feira, que a entidade deve realizar campanha regional de conscientização diante da pandemia durante o verão. A iniciativa terá o mesmo enfoque da que é desenvolvida pela Prefeitura de Rio Grande, com orientações e fiscalizações no Cassino. Na região, orlas lotadas e o descumprimento das medidas sanitárias coincidem com o aumento no número de contaminados e mortos. O assunto será tratado no Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Covid -19 para a formação de protocolos mais rígidos. A ideia não é fechar as praias, mas evitar mais casos.

Também na reunião, o presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), Maneco Hassen, confirmou a assinatura de um protocolo de intenções para que, caso o Ministério da Saúde não distribua vacinas contra a Covid, o Estado entre na fila para comprar a CoronaVac diretamente do Instituto Butantan. “Esperamos que a campanha de vacinação comece ainda em janeiro, mas temos trabalhado em um plano B em parceria com o Governo do Estado.

A Azonasul articula aquisições de seringas e freezers para armazenar vacinas. O prefeito de Jaguarão, Fávio Telis, foi reeleito coordenador do Comitê Técnico. Ele sugeriu que os professores entrem no grupo prioritário à vacinação em função da volta às aulas em março. Um ofício com a solicitação será enviado ao Estado e ao Ministério da Saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895