Cientistas indicam que rotação de Vênus está mais lenta

Dia venusiano ficou seis minutos mais longo

Atmosfera de Vênus é muito mais densa que a terrestre

A rotação do planeta Vênus, que já gira lentamente em torno do próprio eixo desde os anos 1990, ficou ainda mais vagarosa, ganhando mais de seis minutos por dia, revelou um estudo.
Certamente, o desvio é mínimo porque a duração de um dia venusiano equivale a 243 dias terrestres.
"Mas este desvio é importante em escala astronômica", explicou Pierre Drossart, diretor do Laboratório de Estudos Espaciais e de Instrumentação em Astrofísica, vinculado ao Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês e ao Observatório de Paris, que analisou os últimos dados fornecidos pela sonda europeia Venus Express.
O espectrômetro VIRTIS, a bordo da sonda, recentemente mapeou a superfície do solo venusiano. Surpresa: os cientistas descobriram um desvio entre seus mapas e aqueles feitos nos anos 1990 pelo satélite americano Magellan, com diferenças que podiam chegar a 20 km em alguns trechos.
"Descartadas as diversas fontes de erro, a interpretação desta diferença é que a própria duração do dia mudou no curso dos últimos dezesseis anos", um desvio avaliado em 6,5 minutos terrestres por dia venusiano, explicou o Observatório de Paris em um comunicado.
A razão mais provável para esta variação se inclina para a interação entre a superfície e a atmosfera de Vênus.
Embora se assemelhe ao nosso planeta por sua massa e tamanho, a "estrela Dalva" tem uma atmosfera muito mais densa, cujo atrito pode modificar sua rotação em função dos ventos e das temperaturas.
"É como quando o patinador põe os braços ao longo do corpo e começa a girar mais rápido. Quando as massas da atmosfera modificam, por questões meteorológicas, por exemplo, nesse momento pode haver uma pequena variação, por compensação, da rotação do planeta", explicou à AFP Pierre Drossart.
Em Vênus, onde a alta atmosfera gira muito mais rápido do que a superfície, os atritos e o deslocamento que provocam seriam, portanto, muito marcados.
"Isto também é verdade para a Terra, mas aqui os desvios são da ordem de alguns décimos de segundo", destacou Drossart.
Isto significaria que a médio ou longo prazo Vênus poderá parar de girar ou até passar a girar no sentido contrário?
"É difícil dizer com apenas dois pontos de medição, mas os modelos teóricos levam a crer que se tratam de variações cíclicas. Se a atmosfera acelera, o planeta fica mais lento e vice-versa", respondeu Pierre Drossart.