Alemanha tem déficit público de 3,2% no primeiro semestre

Alemanha tem déficit público de 3,2% no primeiro semestre

PIB caiu 9,7% no segundo trimestre devido à crise do coronavírus

AFP

Antes do início da crise, no final de 2019, país tinha um excedente de 2,7% nas contas públicas

publicidade

A Alemanha registrou um déficit público de 51,6 bilhões de euros (60,97 bilhões de dólares) no primeiro semestre de 2020 e o PIB caiu 9,7% no segundo trimestre devido à crise do coronavírus, anunciou o instituto de estatísticas Destatis. O déficit público representa 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) alemão e supera o limite europeu, suspenso em março, que fixa em 3% o déficit máximo para as contas públicas dos países membros da União Europeia (UE).

Antes do início da crise, no final de 2019, a Alemanha tinha um excedente de 2,7% nas contas públicas, o que gerava críticas entre os sócios europeus. Além disso, o Destatis reavaliou o retrocesso do PIB no segundo trimestre, que inicialmente tinha estimativa de -10,1%. Em ritmo anual, o PIB alemão desabou 11,3%, afetado pela pandemia.

O governo alemão anunciou em março um aumento extraordinário do gasto público para frear a recessão e pediu 218,5 bilhões de euros (257 bilhões de dólares) em empréstimos para conter os efeitos da pandemia. Quase todos os setores foram afetados pela recessão que provocou a "queda mais expressiva do PIB desde o início do cálculo deste tipo de estatísticas em 1970", indicou o Destatis.

O consumo privado caiu 10,9% entre abril e junho, enquanto as exportações, fundamentais para a economia alemã, registraram queda de mais de 20%, o que representa um retrocesso mais expressivo que durante a crise financeira de 2008-2009.

 

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895