Após afastamento, presidente do Badesul pede exoneração

Após afastamento, presidente do Badesul pede exoneração

MP questionou compatibilidade de Odacir Klein entre a função no banco e a sua participação no diretório estadual do MDB

Correio do Povo

publicidade

O presidente do Badesul, Odacir Klein, solicitou exoneração do cargo em ofício enviado ao governador Eduardo Leite. Ele estava na presidência desde 1º de setembro e foi afastado temporariamente por conta de uma liminar relacionada a uma ação do Ministério Público (MPRS). Na ocasião, o MP questionou a compatibilidade de Klein entre a função à frente do banco e a sua participação no diretório estadual do MDB. O pedido de Klein se deve ao fato de que não houve trânsito em julgado até o momento. 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) analisou o caso e o entendimento foi de que Klein não exercia, no partido, atividades incompatíveis com a função de presidente do Badesul. A PGE e Klein apresentaram agravos junto ao Tribunal de Justiça do Estado — que foram recebidos sem efeito suspensivo. Até agora, o julgamento não foi pautado pela 3ª Câmara Cível do TJRS.

No ofício enviado a Leite, Klein manifesta gratidão pelo convite, mas afirma que sua decisão é pautada pela consciência em fazer o melhor pela Agência de Fomento e pelo Rio Grande. “Eu sou, mas não estou presidente. O Badesul não pode ser fragilizado em sua governança", destaca. "Optei pela exoneração em respeito à sociedade gaúcha. Não posso aguardar pela Justiça, enquanto o banco permanece sem seu titular. Não houve trânsito em julgado da decisão e sei que a demora prejudicará a governabilidade do banco e, em consequência, o desenvolvimento das políticas públicas da Agência de Fomento”, acrescenta. 

Odacir Klein já presidiu os bancos Banrisul e BRDE. Foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, diretor do Banco do Brasil e secretário estadual da Agricultura. Também exerceu mandatos como deputado federal e prefeito do município gaúcho de Getúlio Vargas.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895