Argentina prorroga para 19 de junho prazo para swap da dívida

Argentina prorroga para 19 de junho prazo para swap da dívida

País apresentará uma nova oferta aos seus credores em breve, informou o Ministério da Economia

AFP

Argentina está analisando sugestões "sobre as diferentes maneiras de melhorar as cobrança"

publicidade

A Argentina estendeu o prazo para o swap de cerca de 66 bilhões em dívidas emitidas sob legislação estrangeira até 19 de junho e apresentará uma nova oferta aos seus credores muito em breve, informou o Ministério da Economia nesta sexta-feira.

A Argentina está analisando sugestões "sobre as diferentes maneiras de melhorar as cobranças (...) e maximizar o apoio dos investidores, enquanto preserva seus objetivos de sustentabilidade da dívida", disse um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, quando vencia o último prazo oficial.

"A Argentina e seus assessores pretendem aproveitar essa extensão para continuar as discussões e permitir que os investidores continuem contribuindo para uma bem-sucedida reestruturação da dívida", acrescentou o texto.

É a terceira vez que o prazo para o swap é prorrogado, pois em 8 de maio a grande maioria dos credores rejeitou a primeira oferta que contemplava um período de carência de três anos e uma redução de 62% nos juros e 5,4% em capital. Os termos de uma nova oferta ainda são desconhecidos.

"Está claro que a Argentina precisa encontrar um acordo com os credores, está claro que os credores não aceitaram a (primeira) oferta" feita em maio, afirmou o presidente Alberto Fernández nesta semana. "Está claro que a Argentina vai melhorar sua oferta", garantiu, sem dar mais detalhes.

A Argentina entrou em default em abril passado, quando não pagou cerca de US$ 500 milhões em juros sobre três dos títulos sujeitos a swap. Se chegar a um acordo com os credores, o default será superado.

Nesta renegociação da dívida, existem títulos de 2005 e 2010, produto de uma reestruturação anterior, e também novos títulos emitidos a partir de 2016. A dívida pública da Argentina totaliza cerca de 324 bilhões de dólares, o equivalente a quase 90% de seu Produto Interno Bruto.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895