Brasil comemora acordo "histórico" entre UE e Mercosul

Brasil comemora acordo "histórico" entre UE e Mercosul

Tratado vinha sendo negociado há 20 anos

AFP e AE

Jair Bolsonaro comemorou em seu twitter, "trará enormes benefícios à economia"

publicidade

O Brasil comemorou nesta sexta-feira o acordo histórico alcançado entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que criará "uma das maiores áreas de livre comércio do mundo". "O acordo é um marco histórico no relacionamento entre o Mercosul e a União Europeia", e sua conclusão "ressalta o compromisso dos dois blocos com a abertura econômica e o fortalecimento das condições de competitividade", afirma uma nota conjunta dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores brasileiros.

O tratado "cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual", informa.

Os quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), assim como os da UE (que serão 27 quando o Brexit for formalizado) "representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas", ressalta o comunicado.

"Acordo Mercosul-UE trará enormes benefícios à economia"

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para comemorar o acordo fechado, nesta sexta-feira, entre Mercosul e União Europeia. "Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999", disse. "Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia", afirmou o presidente na rede social.

Bolsonaro lembrou que, juntos, "Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial". "E agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado", enfatizou. "Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA!", finalizou o presidente.

Em seguida, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, respondeu ao presidente Bolsonaro, também no Twitter. "Momento aguardado há 20 anos! Um grande dia para todos nós! Obrigada, presidente!"


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895