Câmara aprova incentivos e flexibilizações para navegação de cabotagem

Câmara aprova incentivos e flexibilizações para navegação de cabotagem

Proposta libera uso de navios estrangeiros de forma progressiva

Agência Brasil

publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira, o projeto de lei (PL) 4.199 de 2020, que define incentivos para a navegação de cabotagem. É aquela que ocorre dentro do litoral do país, sem cruzar fronteiras marítimas, exclusivamente com atracagem em portos nacionais.

O PL foi aprovado por 324 votos a favor e 114 votos contrários. A proposta libera progressivamente o uso de navios estrangeiros no País sem a obrigação de contratar a construção de unidades em estaleiros locais. Já a partir da publicação da futura lei, as empresas poderão alugar um navio vazio para uso na cabotagem.

O relator do PL, o deputado Gurgel (PSL-RJ), incluiu um dispositivo para vedar expressamente a contratação de transporte terrestre, seja no trajeto até o porto ou do porto até o cliente final, por armadores marítimos ou por empresas de cabotagem ou de navegação que pertençam ao mesmo grupo econômico.

Entregue em agosto para o Congresso, o projeto tramitava em caráter de urgência e passou pelas comissões da Câmara antes da votação no plenário.


Mel gaúcho ganha destaque

Lideradas por mulheres, agroindústrias do Estado são premiadas

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895