Cônsul-geral de Israel fala em live sobre o "país da inovação"

Cônsul-geral de Israel fala em live sobre o "país da inovação"

Evento virtual foi organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas e Federação Israelita do Rio Grande do Sul

Christian Bueller

Cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, falou sobre o "país da inovação" em evento organizado pela FIRS e FCDL/RS

publicidade

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) e Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) promoveram na quinta-feira uma live com o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi. O encontro virtual considerado histórico tratou sobre como a nação israelense se tornou o “país da inovação”. A conversa foi mediada pelos presidentes das entidades, respectivamente, Vitor Augusto Koch e Sebastian Watenberg.

Alon Lavi é responsável pelas relações bilaterais entre Israel e os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos âmbitos político, econômico, acadêmico e cultural. “Israel tem o que muitos países não têm, incluindo o Brasil: a necessidade. Falta muita coisa, como água natural, por exemplo. Dois terços do país é um deserto”, lembrou o cônsul.

A escassez em muitos âmbitos resultou na criação de soluções aos desafios, segundo Lavi. “Os israelenses não têm medo de cometer erros. Gostamos de tentar e tentar”, explica. Entre as criações daquele país, disseminadas pelo mundo, destacados pelo cônsul, estão o tomate-cereja, a tecnologia do USB e o sistema de irrigação por gotejamento na agricultura.

A aposta na educação e repasse de boa parte do PIB israelense em projetos de inovação ajudam a explicar o sucesso do país no segmento, segundo Lavi. “O governo coloca dinheiro e corre riscos junto com o setor privado. Não produzimos automóveis ou aviões, mas criamos tecnologias, sempre prontos para o próximo desafio”, lembra.

O cônsul-geral falou sobre as relações entre Brasil e Israel. “Às vezes, acordos parecem metafóricos, mas são concretos. Agora, com o escritório comercial em Jerusalém, tem a quem chamar em Israel para ajudar a exportar daqui para lá e, também, há fundos de investimentos pra novas tecnologias desenvolvidas entre empresas dos dois países”, contou.

Parceiras em ações que buscam levar conhecimento sobre a cultura de inovação aos lojistas gaúchos, a FCDL-RS e a FIRS projetam, para o primeiro semestre de 2021, a realização de uma missão empresarial a Israel, com visitas em avançados centros tecnológicos voltados ao varejo em cidades como Tel Aviv e Jerusalém.

Israel, o país da inovação

 

Publicado por FCDL RS em Quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895