Carrefour anuncia compra de 30 lojas do Makro no Brasil

Carrefour anuncia compra de 30 lojas do Makro no Brasil

Multinacional dos hipermercados francesa projeta aumentar as vendas em 60% e otimizar a estrutura de custos das unidades

AFP e AE

Segundo a empresa, as unidades adquiridas têm grande complementaridade geográfica com as 187 lojas existentes do Atacadão, que continuarão a crescer também organicamente

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A multinacional dos hipermercados francesa Carrefour anunciou neste domingo a compra de 30 lojas da rede Makro no Brasil por 420 milhões de euros. "A transação compreende 30 lojas (22 imóveis próprios e oito alugados) e 14 postos de gasolina localizados em 17 estados, ao preço de R$ 1,95 bilhão", segundo o comunicado do grupo. A multinacional prevê, nos 12 meses seguintes à conclusão da operação, converter estes centros em lojas da sua marca brasileira Atacadão, adquirida em 2007 e que registra bons resultados. O valor fica abaixo dos indicado há duas semanas, de R$ 5 bilhões.

"As novas lojas se somam à rede de 187 lojas do Atacadão", assinala o comunicado. A aquisição permitirá ao Atacadão reforçar sua posição no estado do Rio de Janeiro (7 centros) e na região Nordeste (8 lojas), diz o grupo. "Esta operação é a mais importante realizada pelo grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão, em 2007. Evidencia nossa vontade de expansão de nossos formatos de crescimento, em linha com o plano de transformação Carrefour 2022. Com esta operação, reforçamos nossa presença no mercado brasileiro, o segundo do grupo, atrás da França", declarou o presidente do conselho administrativo e CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, citado no comunicado. 

Ao adotar o modelo, o Carrefour projeta aumentar as vendas das 30 lojas em 60% e otimizar a estrutura de custos das unidades, possibilitando que as o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais do Atacadão. "Combinada com nosso crescimento orgânico, com 20 novos centros do Atacadão abertos em 2019, esta aquisição corresponde a um ano e meio de expansão, e marca um avanço maior para o Grupo Carrefour Brasil", assinalou no documento o diretor executivo da filial do grupo francês, Noël Prioux. 

De acordo com ele , "esta transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional". A conclusão da operação está condicionada ao cumprimento de determinadas condições, incluindo, especialmente, o acordo dos proprietários das lojas alugadas e a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

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