Centenas de pessoas procuram emprego no Sine Municipal no primeiro dia útil de 2021

Centenas de pessoas procuram emprego no Sine Municipal no primeiro dia útil de 2021

Entre as 315 vagas disponíveis, a maior demanda era para operador de centro de usinagem com comando numérico e pedreiro

Cláudio Isaías

Centenas de desempregados foram até a agência do Sine em Porto Alegre no primeiro dia útil de 2021

publicidade

Começar o ano de 2021 com um emprego é desejo das pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Na manhã desta segunda-feira, não foi diferente: centenas delas foram procurar uma vaga de trabalho desde cedo na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Municipal no Centro Histórico de Porto Alegre.

A fila na frente da agência na avenida Sepúlveda começou por volta das 7h e chegou a dobrar a esquina na rua Siqueira Campos. Para quem estava em busca de uma colocação do mercado de trabalho, o Sine Municipal ofereceu 315 vagas de trabalho até o seu preenchimento ou que as cartas de encaminhamento fossem selecionadas.

Entre as oportunidades disponíveis, a maior demanda era para operador de centro de usinagem com comando numérico e pedreiro, com 15 vagas cada. Seguidas por auxiliar de cozinha e operador de prensa com 12 postos abertos em cada função.

Segundo Dieese, o isolamento social em função da pandemia da Covid-19, fez com que muitas pessoas que perderam o emprego desistissem de buscar trabalho o que contribuiu para ampliar de 12,8 milhões para 14,1 milhões o número de desocupados no país. O departamento afirma que as incertezas acerca da economia mundial e da brasileira no que se refere aos impactos da segunda onda da Covid-19, associadas ao fim do auxílio emergencial e da política de proteção ao emprego, indicam que a recuperação do mercado de trabalho nos próximos trimestres deverá ser lenta, com provável aumento da desocupação e piora nas condições de trabalho.

Sentado na calçada da avenida Sepúlveda, o auxiliar administrativo Marcelo Menezes, do bairro Medianeira, afirmou que espera uma colocação no mercado de trabalho. Desempregado há mais de um ano, ele ressaltou que não se cansa de largar currículos nas empresas. Neste momento, ele disse que vive da realização de bicos com a entrega de encomendas. 

Já Valtair Ferreira, residente no bairro Bom Jesus, explicou que tem atuado em trabalhos esporádicos na construção civil para ajudar nas despesas da casa onde vive com a mãe e dois irmãos. Com o Ensino Médio completo, ele disse que está há mais de oito meses desempregado.

Os principais serviços ofertados pelo Sine Municipal são intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e orientação profissional - orientação quanto à postura, entrevista de seleção e currículo. Além disso, a instituição oferece o Cabide Solidário - a doação de roupas adequadas a entrevistas de emprego.

Desde o início de dezembro de 2020, o Sine Municipal disponibiliza o agendamento eletrônico para atendimento e a retirada de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego e seguro desemprego podem ser agendados pelo site do serviço municipal. O atendimento presencial, com distribuição de fichas, segue sendo realizado normalmente na avenida Sepúlveda no Centro Histórico de Porto Alegre.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895