Comércio não-essencial de Porto Alegre atinge 50% das vendas após reabertura

Comércio não-essencial de Porto Alegre atinge 50% das vendas após reabertura

Apuração estimada no setor nas últimas três semanas foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital

Cláudio Isaías

Lojistas aguardam resposta do Executo para liberação do comércio não-essencial aos sábados

publicidade

Na terceira semana de lojas abertas, o comércio não-essencial de Porto Alegre atingiu 50% das vendas, em comparação ao mesmo mês de 2019, segundo apuração estimada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, a CDL-POA. O índice animou os lojistas de shopping, de centros comerciais e de rua que querem permanecer mais tempo abertos.

Na reunião que terão nesta terça-feira com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, os empresários do setor varejista vão defender a proposta de ampliar o funcionamento das lojas para oito horas por dia e abertura aos sábados. Para comércio de rua, ficaria das 10h às 18h. No caso dos shoppings, funcionariam das 12h às 20h. Para o setor de alimentação, a operação seria ainda mais ampliada, das 12h às 22h. Todos os setores seguiriam fechados aos domingos.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, disse que a expectativa do setor é que a prefeitura aceite a proposta. "Os lojistas adotaram todas as medidas de segurança para clientes e funcionários e podem funcionar por horário mais prolongado", destacou. Piva afirmou ainda que o setor está otimista com o crescimento das vendas dos últimos dias.

Na manhã desta segunda-feira, a circulação de pessoas foi intensa no Centro de Porto Alegre com muita gente conferindo as liquidações promovidas pelas lojas, principalmente as localizadas nas ruas Voluntários da Pátria e dos Andradas. As grande redes são os locais favoritos dos consumidores para conferir as promoções. Em alguns estabelecimentos comerciais, como é o caso das lojas Colombo, na rua Doutor Flores, é possível realizar o pagamento de faturas e contas de água, energia, internet e telefone. 

Na rua Voluntários da Pátria, um dos locais de grande movimentação de consumidores é o Centro Popular de Compras, o POP Center. Em função da circulação intensa de clientes, a administração adotou medidas de higiene e segurança. A exigência é o uso de álcool em gel nas pessoas que entram pelas duas entradas que estão liberadas e o uso obrigatório de máscaras. O acesso do público é pela entrada principal na rua Voluntários da Pátria, e um acesso por elevador no estacionamento para cadeirantes. O Pop Center realiza ainda a medição de temperatura das pessoas que acessam o local. O estabelecimento possui 740 lojas.

A fiscalização da prefeitura de Porto Alegre autuou 13 lojas que estavam em desacordo com o decreto municipal no último sábado. Os agentes autuaram os estabelecimentos localizados nos bairros Centro, Independência, Passo D'Areia e regiões das avenidas Azenha e Assis Brasil.

Os estabelecimentos que comercializam artigos não essenciais estão autorizados a abrir suas portas exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Também foram apreendidos 250 itens de vestuário e eletrônicos sem procedência vendidos por ambulantes irregulares na avenida Azenha. A ação contou com agentes da Guarda Municipal, da EPTC e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895