Com foco em inovação e tecnologia, 17º Congresso da Federasul é realizado em Porto Alegre

Com foco em inovação e tecnologia, 17º Congresso da Federasul é realizado em Porto Alegre

Durante encontro, entidade anunciou o lançamento da plataforma 4.0, uma ferramenta que vai unir as mais de 170 filiadas

Felipe Samuel

Durante encontro, entidade anunciou o lançamento da plataforma 4.0, uma ferramenta que vai unir as mais de 170 filiadas

publicidade

As transformações provocadas nos negócios pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade de projetar o futuro das empresas em meio às mudanças no cenário econômico foram alguns dos temas abordados por especialistas durante o 17º Congresso da Federasul, realizado nesta segunda-feira, no Instituto Caldeira, no bairro Navegantes de Porto Alegre. Com o tema Inovação: o futuro é agora, o presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, abriu o encontro e anunciou o lançamento da plataforma 4.0, uma ferramenta que vai unir as mais de 170 filiadas com a entidade, e a campanha dos 95 anos da entidade.

Na avaliação de Cardoso, o mundo atual é diferente do que era antes da pandemia da Covid-19, com impacto na sociedade. Ele sustenta que a recuperação econômica pós-pandemia passará pela transformação digital e pela inovação, no que deve marcar o século XXI como a Era digital.

"Essa equação ganhou velocidade exponencial, extraordinária, nos últimos anos, especialmente com o avanço de tecnologias de comunicação", sustenta. Ao citar dados de estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em julho deste ano, Cardoso afirma que as vendas online representaram 21,2% de toda a receita de vendas do comércio. 

Cardoso ressalta a importância da inovação nos negócios, centrada especialmente nas pessoas e colocando o consumidor no centro de suas ações. "Antes da pandemia, esse percentual era de 9,2%. Isso quer dizer que a fatia que o e-commerce obteve em menos de 2 anos é maior do que o mesmo avanço dos cerca de 20 anos anteriores", compara. E reforça que num mundo em constante movimento, é essencial analisar cenários, identificar tendências e antecipar-se a elas. "É essencial inovar, construir caminhos", completa.

Ao explicar o funcionamento da nova plataforma de negócios da Federasul, Cardoso destaca que o objetivo é conectar empreendedores, fomentar a colaboração e o crescimento mútuo, além de estimular a geração de novos negócios e impulsionar a economia do Rio Grande do Sul. "Não queremos ficar apenas no discurso da inovação. Uma das formas de fazer isso, concretamente, é promovendo a transformação digital da própria entidade. Para tanto, além da digitalização de processos internos, desenvolvemos uma plataforma que permitirá tanto novas interações com nossas filiadas como a integração de ecossistemas regionais de inovação", afirma.

Entre os palestrantes do evento estavam Ricardo Geromel, analista da 3G Radar, empresa de investimentos independente fundada em 2013; Salim Mattar, que fundou a Localiza em 1973, uma empresa que, em 2017, faturou mais de R$ 6 bilhões e é uma das companhias do setor mais valiosas do mundo; Fabio Rua, que é diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina, entre outros.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895