Confiança no mercado gaúcho pauta rodada de negociações no Chile

Confiança no mercado gaúcho pauta rodada de negociações no Chile

Governador enfatizou credibilidade do RS para atrair investimentos no mercado vizinho

Lucas Rivas, de Santiago / Rádio Guaíba

Em sua fala, Leite destacou que RS é a quarta maior economia do País

publicidade

Após cumprir as primeiras agendas no Chile, nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite elencou a "confiança" como balizador para trazer novos investimentos para o Rio Grande do Sul. Em Santiago, Leite realiza a segunda viagem ao exterior desde início do mandato. Durante seminário realizado no centro de convenções da Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa), na capital chilena, o governador apresentou os potenciais do RS para um grupo de investidores. "O que viabiliza uma relação de negócios e investimentos é a confiança. Você tem que despertar e estimular quem tem recursos para empreender, investir e arriscar-se", reforçou. 

Eduardo Leite ressaltou que o estado é a quarta maior economia do Brasil e vêm despertando interesse do mercado ao ampliar as concessões e privatizações. O chefe do Executivo ainda defendeu uma revisão tributária para estreitar a relação bilateral entre o RS e Chile, no que tange o mercado de vinhos. Ele também mostrou-se aberto a discutir a ampliação da aviação regional, uma vez que a Gol e a Two Flex, empresa de táxi aéreo, estuda ampliar os itinerários no Rio Grande do Sul. "Queremos o maior numero de voos para o Interior", projetou. 

Ainda na terça-feira, Leite esteve reunido com executivos da empresa CMPC e indicou ampliar a área de atuação no setor florestal. Ao lado do governador, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, também almejou fechar bons negócios. "O Chile é um pais estratégico para a internacionalização do Brasil e sobretudo para os negócios bilaterais com o RS, tanto no que diz respeito a importações e exportações, quanto em investimentos e cooperação técnica", pontuou. 

A terça-feira também foi marcada por uma grande rodada de negociações entre empresários gaúchos e chilenos. Em 2018, o Brasil foi o principal parceiro comercial do Chile na América Latina. No ano passado, as exportações do RS para o país andino alcançaram US$ 489,7 milhões, o maior valor para os últimos 10 anos, o que significa elevação de 5,6% em valor e 1,7% em volume em relação a 2017.

Na agenda desta quarta-feira, estão previstas visitas técnicas e novas rodadas de negociação. Leite e parte do secretariado retornam hoje para o Estado. A comitiva liderada pela Fiergs permanece no Chile até sexta-feira.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895