Copa América e feriado explicam alta de passagem aérea no IPCA

Copa América e feriado explicam alta de passagem aérea no IPCA

Tíquetes tiveram reajuste de quase 19% em junho

AE

Aumento foi de 18,9%, segundo IPCA

publicidade

O feriado de Corpus Christi, a demanda de turistas sul-americanos por causa da Copa América de futebol, uma base de comparação fraca em maio e os efeitos dos problemas da Avianca no mercado podem explicar a alta de 18,90% nos preços das passagens aéreas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho. A avaliação é de Fernando Gonçalves, gerente de Sistema Nacional de Índices de Preços (SNIPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Individualmente, o item passagem aérea acrescentou 0,07% no IPCA de junho, que avançou 0,01%. Foi o item de maior impacto positivo no índice de junho, segundo Gonçalves. "A passagem aérea estava com uma base menor (em maio). Junho teve feriado e teve a Copa América. São eventos que justificam os aumentos", afirmou.

A passagem aérea também foi o item de maior peso no IPCA de serviços em junho. Os serviços ficaram com alta de 0,34% no IPCA de junho, ante um recuo de 0,11% em maio. Em 12 meses, o IPCA serviços acumula alta de 3,96% até junho.

Segundo Gonçalves, a aceleração dos preços de serviços na passagem de maio para junho é totalmente explicada pelo comportamento pontual das tarifas aéreas. Para o pesquisador, não há pressão de demanda sobre os preços de serviços.

• Inflação fica em 0,01% em junho e é a menor do ano, diz IBGE

• Porto Alegre registra maior deflação do país 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895