Decreto do governo mantém redução do IPI em 25% até maio

Decreto do governo mantém redução do IPI em 25% até maio

Corte do imposto está aquém do ventilado por Paulo Guedes, que disse que o governo estudava reduzir a alíquota em 35%

R7

publicidade

O governo decidiu adiar até 1º de maio a redução de 25% nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Assim, permanece vigente a TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) de 2017.

A redução do imposto em 25% vale para todos os produtos da chamada "linha branca" - geladeira, micro-ondas, máquina de lavar e fogão, por exemplo. Para alguns veículos, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%. A exceção é o tabaco.

 "Com a proposta, será possível manter os estímulos à economia, afetada pela pandemia provocada pelo coronavírus, com a finalidade de assegurar os níveis de atividade econômica e o emprego dos trabalhadores. Dessa forma, espera-se promover a recuperação econômica do país", disse a Secretaria-Geral da Presidência da República em nota, ressaltando que o texto entra em vigor imediatamente e não depende da aprovação do Legislativo. 

Em 18 de março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia sinalizado que o governo estudava ampliar o corte da alíquota para 35%. Segundo ele, a redução das alíquotas que incidem sobre produtos vindos do exterior é necessária por conta do impacto da guerra na Ucrânia sobre commodities, especialmente grãos. 


Startup visa logística otimizada

Solução da empresa busca agilizar entregas com ajuda da IA

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895