Deflação em julho: veja itens com as maiores quedas

Deflação em julho: veja itens com as maiores quedas

IPCA mensal caiu 0,68%, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em 1980. O item com a maior queda foi o tomate (-23,68%)

R7

publicidade

Em julho, a inflação oficial (IPCA) caiu 0,68%, registrando o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980. De acordo com dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), as reduções dos preços dos combustíveis e das tarifas de energia elétrica ajudaram a aliviar o bolso dos brasileiros e colaboraram para a primeira deflação desde maio de 2020.  

A maior queda do IPCA de julho foi do tomate, com redução de preço de 23,68% em um mês. Já nos últimos 12 meses, ele subiu 7,45%. A abobrinha registou queda de 23,55% no índice, que é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foto: Alina Souza / CP Memória 

No último ano, o preço do item cresceu 6,42%. O valor da batata-inglesa apresentou uma diminuição mensal de 16,62%. Mas nos 12 meses imediatamente anteriores, aumentou 66,82%.

Foto: Alina Souza / CP Memória 

Segundo o índice, o preço da cenoura caiu 15,34%. Mesmo assim, nos últimos 12 meses anteriores, o produto disparou 37,82%.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP Memória 

Após ter sido por alguns meses um dos vilões da inflação, a gasolina é outro produto com recuo de preço (-15,48%). Em um ano, esse combustível acumula alta de 5,64%.

Foto: Alina Souza / CP Memória 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895