Desemprego sobe para 12% em janeiro e atinge 12,7 milhões, diz IBGE

Desemprego sobe para 12% em janeiro e atinge 12,7 milhões, diz IBGE

Índice é maior do que o registrado no fim do ano passado, quando a taxa foi de 11,6%.

Correio do Povo

Pandemia de Covid-19 reforçou a histórica desigualdade no mercado de trabalho

publicidade

A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 12% no trimestre móvel encerrado em janeiro, atingindo 12,7 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice subiu 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre de outubro a dezembro 2018: o País fechou o ano passado com desocupação em 11,6%. De acordo com o IBGE, a população a ocupada totaliza 92,5 milhões. Os dados refletem um movimento comum de início de ano, porque historicamente muitos trabalhadores temporários são dispensados neste mês.

• Começar 2019 empregado: a resolução de Ano Novo de centenas de pessoas em Porto Alegre

No trimestre de novembro de 2018 a janeiro de 2019, havia aproximadamente 27,5 milhões de pessoas subutilizadas no Brasil. Este contingente apresentou estabilidade, ou seja, sem variação significativa, frente ao trimestre de agosto a outubro de 2018, ocasião em que a subutilização foi estimada em 27,3 milhões. O contingente de pessoas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas (6,8 milhões) ficou estável em relação ao trimestre anterior.

O número de empregados no setor privado com carteira assinada (exclusive trabalhadores domésticos) totaliza 32,9 milhões de pessoas. Já o número de empregados sem carteira assinada é de 11,3 milhões. A categoria dos trabalhadores por conta própria (23,9 milhões) cresceu 1,2% na comparação com o trimestre anterior (mais 291 mil pessoas) e 3,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Rendimento 

O rendimento médio real habitual (R$ 2.270) cresceu 1,4% frente ao trimestre anterior e ficou estável em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A massa de rendimento real habitual (R$ 205 bilhões) ficou estável em ambas as comparações.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895